sábado, 30 de outubro de 2010

Verdade Vs Mentira

OBSERVAÇÃO

Quero fazer deste post um memorial em homenagem ao ímpeto colonizador e à mídia que  o apoia. Contra, precipuamente, a memória curta da história brasileira. Por isso será editado assim que eu lembrar/souber de novas notícias.

*** Editado em 06/11/10

Saiu o laudo do Instituto de Criminalística de São Paulo constatando que a pane no metrô de São Paulo, no dia 21 de setembro de 2010, foi causada pela superlotação em uma das composições, que acionou um switch responsável por fazer o trem parar de andar. Este switch é acionado quando a porta está aberta. A superlotação pode ter feito duas coisas: a pressão das pessoas dentro da composição pode ter forçado a porta e disparado o switch ou alguém pode ter esbarrado no botão que também impede o trem de andar. Tiro duas conclusões: 1. governo inepto de São Paulo mostrando sua total falta de capacidade em administrar a coisa pública; 2. Queda de credibilidade deste mesmo governo, que na pessoa de Alberto Goldman, insinuou ter sido o incidente fruto de sabotagem. Veja aqui.

Dossiê anti-Serra. Polícia Federal desmente as ligações supostas do PT com a feitura do dossiê contra Serra e seus correligionários e parentes. Comprova-se que quem encomendou o dossiê foi Aécio Neves. Neste caso o dossiê foi arma em uma disputa fratricida dentro do tucanato. No entanto, manchete do jornal O Globo liga, sem transparecer nenhuma dúvida, a ligação da campanha de Dilma com o dossiê. Veja aqui.

*** Fim da edição

Post Original:

Meus caros, sei que apenas poucos e diletos companheiros acompanham este blog mas mesmo assim vou oferecer mais uma contribuição pessoal para a campanha de Dilma.

Quem anda de mãos dadas com a oposição?

Começo com os factóides globais. Quero recuperar o escândalo da suposta pressão que Dilma Rousseff teria feito na então secretária da Receita Federal Lina Vieira para que "agilizasse" investigações. O dado concreto é que a data fornecida por Lina Vieira na qual teria havido o suposto encontra com Dilma foi objeto de investigação da reporter Cynara Menezes de Carta Capital que provou ser impossível um encontro das duas no dia mencionado. A acusação, como sempre, foi esquecida sem maiores problemas ou retratações. Na mesma época, Lina Vieira foi demitida pelo Ministro da Fazenda por ter aplicado uma multa na Petrobrás sem seu conhecimento. A causa da multa seria uma suposta mudança ilegal de regime propalada por todos os jornalões conservadores. Ver aqui http://oglobo.globo.com/economia/mat/2009/07/10/multa-petrobras-derruba-secretaria-da-receita-federal-756772437.asp. O que ocorre é que, em entrevista à Monica Waldvogel, no programa "Entre Aspas", falou o ex-secretário da Receita Federal, da época do FHC , Everardo Maciel. Não sei o que ela esperava dele. Talvez ela pensou que em tendo sido subordinado de Fernando, Maciel compactuaria com o factóide. Mas não foi isso que ocorreu. Desmentido o factóide e, diante de uma aprensetadora totalmente aturdida e contrariada, viu-se a esperança da oposição em tentar enterrar a Petrobrás na lama ser destruída. Sim, porque a oposição encabeçada pelo PSDB procurou usar a mudança de regime tributário, denominada por eles de "manobra contábil", como motivo de instauração de CPI no congresso. Aqui vai o vídeo do programa em questão.



Em um exemplo mais recente, tivemos a tentativa de tentar colar a pecha de violentos nos militantes do PT. É claro que tem gente idiota em tudo quanto é lugar, tanto no PT, quanto no PSDB, quanto na esquina. Mas como proceder a isto? Com fraude? O JN gastou sete minutos para tentar mostrar que José Serra tinha sido vítima de agrassão. Bom, parece-me que não foi bem assim. Como diz o vídeo, se Serra foi vítima, não é o vídeo mostrado pelo JN que mostra isso. Registro também o relato de um contato do Azenha que conta sobre a vaia que os próprios jornalistas do escritório paulista da Globo deram ao ver a macabra tentativa fraudulenta da Globo de tentar atacar seus opositores. O vídeo é do YouTube e só resta agradecer a quem o editou. A saber:



E por falar em fraude, um exemplo mais cabal ainda, veiculado pela Channel 4, canal televisivo britânico, é possível ver a movimentação funesta da organização de Roberto Marinho quando o assunto é derrubar opositores políticos.  Trata-se do documentário "Beyond Citizen Kane" sobre o modo de ser da Globo. Aqui vai o trecho concernente à disputa eleitoral de Lula e Collor, em 89.



Também sabemos o comportamento da mídia golpista em tentar novamente diminuir seus opositores, só que agora através da omissão: 7 minutos para provar um objeto de dois quilos, segundo o democrata Índio da Costa, acertando o cocoruto de Serra e nada em relação ao cordão de petistas que permitiu a passagem de uma carreata Serrista incólume durante o encontro desta com a carreata de Dilma em Diadema. As comparações a Hitler são um plus da fineza tucana. Senão vejamos na reportagem da Record:



Tanta polêmica em torno do aborto. Tivemos José Serra comungando em Aparecida. Tivemos até Monica Serra comentando que Dilma é a favor de "matar criancinhas". Os patrícios globais, no entanto, esconderam a suprema contradição: Monica teria feito um aborto. Muito estranho porque ela deveria saber mais do que ninguém o que é o sofrimento de ter de fazer um aborto, o tormento psicológico que acompanha tal decisão. Deveria saber, portanto, que isto é um problema de saúde pública. Deveria comungar do mesmo interesse em oferecer à mulher em tal situação tratamento e não cadeia. Mas não é o que aconteceu. Instrumentalização da religiosidade e da dor alheia a favor de uma campanha suja e fascista. E a Globo nem tchum para a revelação que Monica Serra teria feito em sala de aula para suas alunas. Espiem:



Por falar em aborto, gostaria de também de indicar um artigo de Leonardo Boff sobre a recente intervenção do Papa nas eleições brasileiras. Tomo para mim a ousadia de reproduzir um trecho ESCLARECEDOR do artigo, repassado por Luiz Carlos Azenha aqui http://www.viomundo.com.br/voce-escreve/leonardo-boff-aborto-e-o-papa-e-importante-nao-sermos-vitimas-de-hipocrisia.html

"É bom que mantenhamos o espírito crítico face a esta inoportuna intervenção do Papa na política brasileira fazendo-se cabo eleitoral dos grupos mais conservadores. Mas o povo mais consciente tem, neste momento, dificuldade em aceitar a autoridade moral de um Papa que durante anos, como Cardeal, ocultou o  crime de pedofilia de padres e de bispos." Revelador.


A Globo e a Veja são a ponta da lança do fascismo brasileiro. Dos sentimentos colonizadores da elite branca e perfumada contra a maioria brasileira que luta para ter saúde dentária. Aqui temos um exemplo de como a Globo se comporta como partido político. A questão não é malevolência de assumir um lado; é, de outro modo, dizer-se imparcial e acima de interesses partidários quando não é. Aqui temos um exemplo dessa contradição. Vale dizer que a Globo e a Veja vão além, partem para "manobras jornalísticas", para usar o jargão de O Globo.

Versão Record 



Versão Globo para o mesmo fato



De outro lado, temos a inevitabilidade e inexorabilidade dos fatos. Quero agora falar um pouco sobre a conjuntura sócio-econômico, que já prometi há dias atrás. Disse acima que utilizaria mais imagens do que palavras, mas isto me parece meio difícil. Sem rodeios: Lula pode ser o que Franklin Delano Roosevelt foi para os EUA, vale dizer, um paradigma político que deu o ponto de partida para a transformação de uma sociedade miserável em sociedade , senão de absoluta, devido a contingência da realidade, mas de predominante similutude de condições materias decentes para seus cidadãos.

Aqui são importantes as idéias de John Maynard Keynes, eminente economista inglês, altamente empregadas como solução de depressões econômicas, levadas a cabo por Roosevelt durante a grande depressão americana, que consistem no seguinte: deve-se, sobretudo, colocar dinheiro na mão do povo, procededendo à construção de obras públicas para gerar emprego, promovendo transferências de renda, o pleno emprego, etc. Ele usava inclusive uma alegoria para explicitar a importância da ação do governo: a de que o governo deveria colocar dinheiro dentro de garrafas e lançá-las ao mar se fosse o caso; o importante era o Estado não ficar parado. Pois que parece a vocês leitores? Alguma semelhança com o PAC e o Bolsa Família?

Em artigo publicado na revista Piauí,  André Singer  esmiuça a comparação com riqueza de detalhes que não deixam dúvida. Gostaria de destacar o trecho em que ele diz que, se o esforço lulista for bem sucedido na continuição com Dilma, retomaremos ao horizonte interrompido pelo de 1964. Vale dizer, que nos 40 que se seguiram, com ditadura militar e governo neoliberal tucano, tivemos aumento da pobreza e queda do salário mínimo, ou seja, começamos a regredir. Só agora temos a chance de chegar onde estávamos em 1964, com uma equiparação do salário mínimo ao nível daquela época e equiparação do nível de pobreza ao dos anos 60. Conclusão: 40 anos perdidos. Pergunto aos militares, mas só aos recalcitrantes: revolução de 1964 meus senhores? REVOLUÇÃO?


Para sedimentar os avanços acima expostos, com a palavra, Joelmir Beting:



Dilma aparece como a continuação de tudo isto. É, portanto, hoje, a  melhor opção.

Gostaria de terminar com o discurso, retirado do site oficial da candidata, de Leonardo Boff e a ponta de Chico Buarque no ato das eminências culturais a favor de Dilma Rousseff no Rio de Janeiro. Para lembrar que nem só de ecologia espacial vive o homem, mas também de ecologia social.



Sem mais, que a verdade vença a mentira. Bom voto!

Um comentário:

  1. Sensacional! O texto resume bem os pensamentos que muitos não conseguem expressar. Me arrepiei... Que venha a vitória de DILMA! Parabéns pela iniciativa, meu amor...

    ResponderExcluir